Escrito por: Juliano Cavalcante

CUT Goiás participa do 5º encontro nacional do FNDC

Encontro visou debater um projeto sólido de comunicação para o Brasil.

A CUT Goiás esteve presente no 5º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC) do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), em Fortaleza, no Sindicato dos Bancários.

Com a participação de membros do governo federal, de profissionais da classe, porta-vozes de instituições representativas, coletivos populares e sociedade civil em geral; discutiu-se durante três dias de evento, 08 a 10 de setembro, pautas como a regulação midiática no âmbito digital junto às plataformas, o retorno da comunicação como ponto fundamental em nossos dias, e o compromisso com a soberania nacional.

Foi salientado por diversos participantes o apoio intensivo das comunidades para vencer as fake news através de maior controle dos veículos de mídia dentro das redes de notícia, sendo guiados por comunicadores qualificados.

Para vencer a desinformação em um meio construído para servir os interesses de grandes empresas digitais e elites diante de uma intensa exploração econômica do usuário, é necessário a aplicabilidade da agenda de regulação que combate exposições falsas sobre saúde e a gangue dos golpes e fraudes; além de potencializar a formação de jornalistas.  

Tal agenda já é discutida pelo governo e necessita de maior pressão do povo e deve ser acompanhada pelo debate da PL 2628/22, que regula o uso das redes por crianças e adolescentes.

Iêda Leal representou a CUT Goiás como delegada indicada pelo Comitê Goiano do FNDC e atuou ativamente nos debates, levando sua experiência construída nos meios de comunicação sindicais no estado.  

“Este evento é mais uma grande oportunidade de sermos protagonistas da história de luta e resistência em nosso país ao defender a democratização real dos setores de comunicação. Aqui, reiteramos a necessidade de aprendermos nos comunicar e fazer com que informações verídicas atinjam a sociedade. É através de nossas instituições e sindicatos onde iremos fazer com que elas cheguem limpas até o consumidor (ouvinte, internauta, leitor e telespectador).  Hoje estabelecemos o compromisso de nos comunicar e bem, travar definitivamente uma luta contra a desinformação e tentar fazer com que nosso povo possa entrar em contato com ela e reforçar o movimento sindical, trabalhando com nossas entidades e as fortalecendo. Estamos unidos pelo desenvolvimento do país diante da valorização de todos/as os trabalhadores/as. Fortaleza abraça neste encontro a possibilidade de continuarmos seguindo na batalha com todos/as pessoas que ajudaram a construir o Brasil, para que a capacidade de entender cada pedaço da nossa história não se perca, fazendo com que a verdade se aproxime de todos nós”, afirma.

Para garantir um Estado Democrático de Direito é preciso estabelecer a soberania digital, colocando limites e diretrizes para que as bigt techs possam operar em solo brasileiro, garantindo mais segurança para aos usuários.

Ao longo do evento aconteceram diálogos, oficinas e painéis para promover políticas públicas efetivas ao tema e como aplicá-las.

Após o encontro, será realizada a 26ª Plenária Nacional do FNDC para eleger a próxima gestão da entidade e definir o plano de lutas da entidade.