CUT Goiás participa da Plenária Sindical do PT para discutir candidaturas
Encontro teve como foco fortalecimento das candidaturas de dirigentes sindicais nas eleições municipais 2024 e contou com a presença do secretário Nacional Sindical do PT, Paulão Cayres
Publicado: 12 Agosto, 2024 - 09h21 | Última modificação: 12 Agosto, 2024 - 10h13
Escrito por: Gabriella Braga
Com o objetivo de discutir o fortalecimento das candidaturas do movimento sindical para as eleições municipais 2024, a CUT Goiás participou na manhã desta sexta-feira (9) da Plenária Setorial Sindical do Partido dos Trabalhadores (PT) Goiás, realizada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em Goiânia. O encontro contou com a presença do secretário Nacional Sindical do PT, Paulão Cayres.
Além da discussão de fortalecer as candidaturas dentro do Legislativo e do Executivo, foram debatidas outras pautas, como a sustentabilidade financeira dos sindicatos, equidade na distribuição do fundo eleitoral para financiamento das campanhas, a diminuição da jornada de trabalho sem redução de salários, e a filiação de novos trabalhadores e trabalhadoras aos sindicatos.
Durante o encontro, o secretário do PT destacou a importância de avançar com as candidaturas para que o movimento sindical alcance ainda mais espaços nos poderes. "Por que eu defendo tanto candidatura de sindicalistas? Porque, como a deputada estadual Bia de Lima e o deputado Mauro Rubem, são um exemplo da essência da candidatura de um dirigente sindical", comenta.
O presidente da CUT Goiás, Flávio Silva, também ressaltou a importância das eleições para o Legislativo e Executivo deste ano para o campo progressista. "A gente sabe que a busca do poder é sempre danoso com o governo de direita, vide os últimos governos aí que a gente teve. Então é muito importante trabalhar fortemente pra gente ter o máximo possível de de vereadores e prefeitos. E aqui em Goiás não é diferente."
A deputada estadual e diretora da CUT Goiás, Bia de Lima (PT), também reforçou o apelo para que a militância atue nas eleições deste ano. "Tem que ter que os nomes, as candidaturas, mas tem que ter chegada". A fala foi complementada por Paulão. "Temos que repensar o movimento sindical, ver as pautas, o que está acontecendo. Precisamos voltar para a rua."
Além de Paulão, Flávio e Bia, a mesa foi composta pelo secretário de Administração e Finanças da CUT Goiás, Napoleão Batista; secretária licenciada de Comunicação da CUT Goiás e pré-candidata a vereadora, Ludmylla Morais; a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindsaúde-GO); o diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Goiás (Sintect-GO) e da CUT Goiás Elizeu Pereira; o vereador e pré-candidato à reeleição Fabrício Rosa (PT); a presidenta do PT Goiânia, Neide Aparecida, e o deputado estadual Mauro Rubem (PT).