CUT Goiás e sindicatos filiados participam do ato "Mulheres Vivas Mudam o Mundo"
Publicado: 08 Março, 2023 - 13h52 | Última modificação: 08 Março, 2023 - 13h55
Escrito por: Redação CUT-GO

A CUT Goiás, juntamente com as demais centrais sindicais, sindicatos, e entidades do movimento social, popular e estudantil, esteve presente na manhã desta quarta-feira (8) no ato público "Mulheres Vivas Mudam o Mundo", em alusão ao Dia Internacional da Mulher, em Goiânia. A concentração ocorreu em frente à Catedral Metropolitana, na Avenida Universitária, Setor Central.
Presidenta da CUT-GO e deputada estadual, Bia de Lima, esteve no ato e destacou a situação da mulher no mercado de trabalho, que geralmente conta com salários menores e ocupa postos de trabalho inferiores, e a necessidade de políticas públicas de proteção à mulher. Ela ressaltou ainda que seu mandato está à disposição para atender todas as mulheres.
"Nós mulheres queremos salários iguais para funções iguais aos dos homens. Chega de fazerm muito trabalho e ganhar, muitas vezes, 30% menos que os homens. Nós queremos políticas de proteção às mulheres, e garantia de condições para termos mais oportunidades de trabalho, moradia e dignidade", disse Bia.
Na oportunidade, as mulheres presentes realizaram outras falas destacando a luta pelo fim da violência contra a mulher. Dentre elas, além dos tipos mais conhecidos como a violência física e sexual, ressaltaram as violências psicológica, moral e patrimonial.
As falas contrastam com os dados de uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que indica um aumento nos índices de todos os tipos de violência contra as mulheres em 2022. Os números mostram que 50.692 mulheres sofreram alguma forma de violência todos os dias no ano passado.
Ainda de acordo com dados, somente no primeiro semestre de 2022, 699 mulheres foram vítimas de feminicídio, uma média de 4 mulheres por dia. Este número é 3,2% maior do que o primeiro semestre de 2021, quando 677 mulheres foram assassinadas.