O novo programa denominado “Governo na Rua”, foi debatido em reunião entre a Deputada Federal Adriana Accorsi e representantes das centrais sindicais de Goiás, suas bases e movimentos sociais.
A CUT Goiás, juntamente com o Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania e demais entidades representativas da classe trabalhadora, participou na última segunda-feira, 26 de janeiro de 2026, do encontro realizado com a Deputada Federal Adriana Accorsi, para dialogar sobre a implementação do novo programa do Governo Federal, denominado “Governo na Rua”.
A reunião realizada na sede do ADUFG-Sindicato, reforçou a unidade entre as centrais sindicais, suas bases, movimentos populares e o governo, com o objetivo de fortalecer o diálogo e contribuir para a construção de políticas públicas efetivas que atendam às necessidades da população.
Compuseram a mesa, ao lado da deputada Adriana Accorsi; Flávio Silva, presidente da CUT Goiás; Fernando Mota, presidente da CTB Goiás; Ailma Maria, presidente da Intesindical; Fagner Tavares, diretor da UGT; Caio Barbalho, representante do PCdoB; Lilian Monteiro, presidente da REDE; Cíntia Dias, presidente do PSOL; Bia de Lima, deputada estadual e presidenta do SINTEGO; Mauro Rubem, deputado estadual; e Edward Madureira, vereador por Goiânia.
A deputada Adriana Accorsi é responsável por articular com Guilherme Boulos, Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República do Governo Lula, a realização do projeto em Goiás. A iniciativa prevê que dois grandes eventos marcados para o dia 26 de fevereiro, com a presença de Boulos: a Feira da Cidadania, que reunirá todos os programas sociais do Governo Federal à disposição da população goiana; e uma plenária com os movimentos sindicais, sociais e partidos progressistas. As atividades visam promover uma escuta ativa com os cidadãos goianos e ampliar o acesso aos serviços e projetos do Governo Federal.
Flávio Silva, presidente da CUT Goiás, destacou a importância do projeto.
“O projeto Governo nas Ruas, do Governo Federal, reafirma o compromisso com uma gestão presente, democrática e voltada para as reais necessidades da população. A iniciativa leva o Estado aos territórios, promovendo diálogo direto e participação social na construção das políticas públicas. Ao ocupar ruas, praças e comunidades, o governo aproxima serviços públicos da população, fortalece a transparência e integra ações nas áreas de educação, saúde, trabalho, assistência social e direitos humanos. O projeto valoriza a participação dos movimentos sociais, sindicatos e organizações da sociedade civil. Governo nas Ruas é um governo próximo do povo, que escuta, dialoga e age para reduzir desigualdades e fortalecer a democracia”, diz.
Em ano eleitoral, a CUT Goiás reforça que é fundamental a manutenção da unidade sindical e o fortalecimento da atuação dos movimentos sociais nas ruas, utilizando diálogo como ferramenta permanente na luta contra a extrema-direita.
A classe trabalhadora seguirá firme na defesa da reeleição do presidente Lula e na ampliação das bancadas progressistas no Congresso Nacional e nas assembleias legislativas.
A CUT Goiás destaca que a política se constrói nas ruas, que os direitos da classe trabalhadora são inegociáveis e que seguirá apoiando, defendendo e cobrando políticas públicas que atendam todo(a) trabalhador e trabalhadora.
Se é de interesse do povo, é uma luta da CUT.