CUT Goiás defende veto a PL da Devastação
Publicado: 18 Julho, 2025 - 14h46
Escrito por: Juliano Cavalcante

A CUT Goiás solicita ao presidente Lula veto imediato do Projeto de Lei n°2.159/2021, popularmente conhecido como PL da Devastação, que pretende afrouxar o licenciamento ambiental a partir de uma Lei Geral.
O projeto aprovado na câmara durante a madrugada do dia 16 para o 17, com 267 votos favoráveis e 116 contra, vai de antemão aos compromissos internacionais do país contra a crise climática. Em um ano onde iremos sediar a COP 30 no coração da Amazônia, é inadmissível que textos como esse sejam executados debaixo dos panos, sem a devida consulta da população brasileira.
Com a fragilização das fiscalizações ambientais, ou sua completa extinção em casos de contratos com grandes empresas; faunas e floras, povos originários, comunidades e os trabalhadores(as) do campo e da cidade sofrerão na pele as consequências de tamanho descaso.
A aprovação ignora, por uma parcela do legislativo, os graves acidentes ambientais que arrasaram com cidades como Mariana e Brumadinho, e os resultados do aquecimento global.
O desmatamento afeta diretamente o trabalho e a qualidade de vida da nossa classe. Não há justiça social sem justiça ambiental, nem meio ambiente equilibrado sem trabalho decente
Permaneceremos juntos contra a impunidade, a destruição de territórios e em defesa da vida. Se é importante para o povo brasileiro, é uma luta da CUT!