Escrito por: Gabriella Braga
Encontro teve como pauta financiamento do movimento sindical, licença do mandato classista, acordo coletivo do serviço público, revogação da LC 173/2020 e fortalecimento da superintendência do MTE em Goiás
A presidenta da CUT-GO e deputada estadual, Bia de Lima, esteve em audiência com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), na tarde desta segunda-feira (29), em Brasília. Dirigentes de sindicatos e demais centrais sindicais goianas também estiveram presentes.
Dentre as pautas da reunião, foi debatida a necessidade da revogação da Lei Complementar 173/2020, aprovada à época da pandemia da Covid-19 e que atacou alguns direitos do funcionalismo público diante do recebimento de recursos federais destinados à saúde.
Além disso, o encontro debateu fontes de financiamento do movimento sindical, a licença do mandato classista, a negociação e o acordo coletivo no serviço público, e as formas de fortalecer a superintendência do MTE em Goiás.
Ao final, o ministro Marinho foi convidado a visitar o Centro Salesiano do Aprendiz (Cesam), em Goiânia, que atende hoje mil crianças de periferia, e também a Região da 44, considerada o maior polo de roupas no atacado do estado e segundo maior do Brasil, que atende mais de 120 mil pessoas.
Estiveram presentes dirigentes de entidades CUTistas, como o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência de Goiás e Tocantins (Sintfesp-GO/TO), Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Goiás (Sintsep-GO), Sindicato dos Radialistas e Publicitários de Goiás (Sindicom), Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Goiás (Sinaae-GO).
Também participaram representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Goiás (CTB-GO), Central Sindical e Popular Conlutas (CSP Conlutas), Central dos Sindiatos Brasileiros de Goiás (CSB-GO), União Geral dos Trabalhadores de Goiás (UGT-GO), e outros.