Comitê de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno visita ocupações estudantis
Objetivo é identificar violações de direitos humanos e dar visibilidade à pauta da educação pública, gratuita e de qualidade
Publicado: 08 Novembro, 2016 - 08h37
Escrito por: Comitê de Direitos Humanos e Maisa Lima

O Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno vai visitar as Ocupações Estudantis para identificar as violações de Direitos Humanos, dar visibilidade à pauta da educação pública, gratuita e de qualidade e às principais demandas estudantis – dentre elas a campanha contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55 (número que a PEC 241 assumiu no Senado) e a defesa do direito à livre manifestação.
A PEC 55 congela investimentos públicos na educação, saúde e programas sociais por 20 anos. Além disso os estudantes também protestam contra a reforma do Ensino Médio.
Em Goiás as ocupações não estão limitadas a Goiânia e espalharam-se também por várias cidades do interior do Estado, onde foram ocupadas unidades da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Segundo o mapa das ocupações publicado no site ocupatudo.org, 123 universidades, 1.177 escolas e institutos federais estão ocupados no Brasil.
Integridade física
"O Comitê Dom Tomás Balduino quer verificar de perto a situação dos direitos humanos nas ocupações para dar visibilidade às violações ocorridas, contribuindo para resguardar a integridade física dos alunos, o respeito à Constituição e ao Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como o respeito à liberdade de manifestação", explica a coordenação da entidade.
Também participarão destas visitas, representantes do Conselho Regional de Serviço Social; da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente e Mulheres em Situação de Violência; Movimento de Meninos e Meninas de Rua; da Defensoria Pública Estadual; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e de centrais sindicais.
Após a visita, o Comitê Goiano de Direitos Humanos fará um relatório completo sobre a situação, que será apresentado durante o Debate Sobre Criminalização dos Movimentos Sociais, no próximo dia 10 de novembro, no auditório da Faculdade de Educação da UFG. O documento também será encaminhado às diversas entidades nacionais e internacionais, para que tomem conhecimento da situação verificada nas unidades ocupadas.
A concentração da Comitiva do Comitê será na Ocupação Museu Antropológico
Agenda:
Terça-feira – 8/11
9 horas - Ocupação Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG): Avenida Universitária, 1166 - Setor Universitário;
10h30- Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (Eseffego) da Universidade Estadual de Goiás (UEG):
Avenida Anhanguera, 3228 - Setor Leste Universitário;
14 horas - Ocupação Colégio Aplicação da UFG - Avenida Esperança, S/N - Campus Universitário;
16h30- Ocupação Faculdade de Economia e Administração da UFG – Campus Samambaia.
Quarta Feira – 9/11
9 horas - Ocupação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) de Aparecida de Goiânia: Avenida Vereador Vagner da Silva Ferreira, Quadra 1, Lote 1-A, S/N - Parque Itatiaia, Aparecida de Goiânia;
14 horas - Ocupação IFG Goiânia: Rua 75, 46 - Setor Central;
16h30 - Ocupação IFG Oeste: Avenida C-198, 743 - Jardim America.