• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
  • Rádio Trabalhador
MENU

Biografia de Pedro Casaldáliga é lançada em Goiânia

Jornalista Ana Helena Tavares pesquisou por quatro anos a vida do bispo emérito de São Félix do Araguaia

Publicado: 24 Abril, 2019 - 12h40 | Última modificação: 24 Abril, 2019 - 13h03

Escrito por: Maísa Lima

notice

A jornalista carioca Ana Helena Tavares lança nesta quarta-feira (24), às 19 horas, em Goiânia (GO) sua biografia de Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT), que, aos 91 anos de idade, continua tão determinado na defesa de suas causas que ainda recebe ameaças de morte por parte daqueles que desejam se apossar das terras indígenas. O lançamento acontecerá no Centro Cultural Cara Vídeo (Rua 83, nº 361, Setor Sul).

"Não são só as cercas propriamente ditas e que transformam o Brasil no país que tem a maior concentração de terras do mundo, a que me refiro. Falo também das cercas mantidas pela ignorância", explica Ana Helena ao falar sobre o título do livro - Um bispo contra todas as cercas – A vida e as causas de Pedro Casaldáliga (Editora Gramma).

A jornalista, em sua entrevista concedida à Rádio Trabalhador - www.radiotrabalhador.com.br - na manhã desta quarta-feira, observou que Pedro foi a primeira pessoa pública a denunciar o trabalho escravo no Brasil na época da ditadura. Os anos de chumbo, aliás, foram combatidos arduamente pelo religioso. "Ele sempre acreditou na democracia e na liberdade. É como ele me aconselhou: 'nunca se esqueça das causas da vida'".

"Minhas causas valem mais do que minha vida”, é outra frase marcante de Dom Pedro Casaldáliga. Para a Ana Helena seu biografado encarna a antítese do momento atual que o Brasil vive. O livro, que hoje será dado a conhecer aos goianos, foi apresentado primeiro na Catedral de São Felix do Araguaia no último domingo de Páscoa.