MENU

Adufg-Sindicato participa do XXI Encontro Nacional da Proifes-Federação

O evento debateu o futuro da base sindical, a proteção da educação pública, a valorização dos docentes e a defesa dos direitos dos aposentados.

Publicado: 04 Agosto, 2025 - 11h18

Escrito por: Juliano Cavalcante

notice
Foto: Adufg-Sindicato

A Adufg-Sindicato marcou presença no XXI Encontro Nacional da Proifes-Federação que ocorreu do dia 30 de julho a 02 de agosto em Florianópolis, para debater sobre temas e propostas que fortaleçam a educação pública brasileira com apoio sólido e consolidado das bases sindicais.

O encontro foi dividido em cinco eixos que viabilizaram a discussão de temas norteadores a respeito das lutas da classe junto a sociedade. A Adufg destacou a importância da organização coletiva para vencer batalhas, sendo uma oportunidade para elaborar estratégias de mobilização entre a Federação e os sindicatos de sua base.

Assuntos como a Deforma Administrativa, o Plano Nacional de Educação (PNE), o futuro das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e a previdência foram intensamente avaliados, reiterando a união dos movimentos para que seja possível vencer os desmontes do centrão, que hoje corresponde a ampla maioria no Congresso Federal.

Dentre as propostas apresentadas, o sindicato propôs a criação de métricas que definam orçamentos adequados para a educação, com foco no controle e na fiscalização das ações do governo; a criação de um grupo de trabalho para elaboração de uma proposta de financiamento permanente das IFES; e a necessidade da  Proifes-Federação implementar medidas de incentivo às políticas de educação no campo, dando destaque a recente Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo), demonstrando a necessidade de atender todas as camadas da sociedade.

O cenário da ciência e tecnologia na educação superior também foi amplamente debatido, apontando caminhos para políticas públicas do CAPES, MEC e o MCTI. Dando valor as ferramentas de inovação para a construção de uma educação continuada em áreas essenciais como segurança alimentar, nutrição e saúde, o aprimoramento dessas políticas possibilitará que as universidades tenham a estabilidade necessária para desenvolver estudos que promovam o avanço da sociedade.

O presidente da CUT Goiás, diretor da Adufg e vice-presidente do Proifes, Flávio Silva, destacou a relevância dessa temática.

“Discutir esse eixo é fundamental para avaliarmos a situação da ciência e tecnologia no Brasil, além de propor sugestões e fomentar o debate. Nossa expectativa é que as discussões aqui realizadas resultem em mudanças significativas para a atuação dos nossos sindicatos federados”, comentou.

No último dia de evento, Flávio coordenou a mesa de debates do eixo 5 que discutiu panoramas do atual cenário enfrentado pela entidade em meio ao reacionarismo sindical. Durante sua realização, foram tratadas as relações nos movimentos sindicais docentes, onde foi realizada uma avaliação geral das entidades desde sua criação.

“Realizamos um encontro fantástico onde as pessoas tiveram a oportunidade de se manifestar e propor pautas de luta do Proifes. Agora vamos, a partir dessas propostas, traçar as melhores estratégias para a expansão da Federação. Agora é a hora do PROIFES-Federação sistematizar as propostas e fazer a luta acontecer”, afirmou.