Administrativos da educação de Goiânia deflagram greve a partir de segunda-feira (2)
Categoria reivindica data-base 2023, plano de carreira e equiparação do auxílio locomoção
Publicado: 26 Setembro, 2023 - 12h53 | Última modificação: 27 Setembro, 2023 - 14h32
Escrito por: Gabriella Braga

Em assembleia chamada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), na manhã desta terça-feira (26), os administrativos e administrativas da rede municipal de Goiânia decidiram pela deflagração de greve a partir de segunda-feira (2).
Uma nova assembleia já está marcada para sexta-feira (29), no Paço Municipal, para o sindicato apresentar a nova proposta que deve ser encaminhada pela Prefeitura de Goiânia ainda nesta terça. Na ocasião, a categoria irá definir se, de fato, irá aderir à greve.
A reivindicação dos administrativos de Goiânia é pela data-base 2023 e pelo novo plano de carreira, além da equiparação no auxílio locomoção. O Sintego está em tratativas com o Paço desde o início do ano para garantir as demandas da categoria, entretanto, as negociações com o Executivo ainda não avançaram.
"Tem aumento para tudo em Goiânia, só não tem para o servidor público. Temos que garantir aquilo que é direito legítimo dos trabalhadores, de ter data-base e plano de carreira", pontua Bia de Lima, presidenta do Sintego e diretora estadual da CUT Goiás.
"Os trabalhadores administrativos da educação se encontram com salários menores que o salário mínimo. Tem servidor que está ganhando 500 reais, uma vergonha. Quem está lá fazendo a limpeza da escola está sendo tratado com descaso pela Prefeitura de Goiânia", acrescenta Ludmylla Morais, secretária Geral do Sintego e titular da Comunicação da CUT Goiás.
Após a assembleia nesta terça, a mobilização desceu em carreata até a Câmara Municipal e à Praça do Trabalhador, onde ocorria a inauguração oficial da obra, com a presença do prefeito Rogério Cruz. No local, os manifestantes cobraram ao chefe do Executivo seus direitos básicos, e engrossaram o tom à greve caso as demandas não sejam atendidas.