Abraço Negro 2023 é realizado na Alego com mais de 500 estudantes
Projeto do Sintego, promovido há mais de 20 anos, visa debater temas voltados às questões raciais e ao combate ao racismo. Edição deste ano foi na Alego
Publicado: 22 Novembro, 2023 - 12h52
Escrito por: Gabriella Braga

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) ficou lotada na tarde desta terça-feira (21) durante o projeto Abraço Negro, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), em parceria com a CUT Goiás.
O projeto, realizado há 23 anos, teve nesta edição a homenagem à jornalista Glória Maria. A profissional faleceu no início deste ano, mas deixou um legado de inspiração e resistência para as próximas gerações.
Durante o encontro, participaram crianças e adolescentes de dez unidades escolares da capital. Teve roda de capoeira, entrega das camisetas personalizadas para o Abraço Negro 2023, além da uma ciranda em frente à Alego com todos os estudantes.
"Todo mundo tem que ser respeitado. E aqui é desde criancinha, desde pequeninho, que a gente vai construindo uma mentalidade sem racismo, de respeito ao outro", disse a presidenta do Sintego e deputada estadual, Bia de Lima, também diretora da CUT-GO.
Após a solenidade, foi realizada na Plenária da Alego uma sessão em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, proposta por Bia, com entrega de certificado de mérito legislativo. "Queremos que esse espaço seja apropriado, no sentido de se apropriar, por parte de todo o povo negro. Nós sabemos que aqui tem poucos assentos, ainda, do povo negro. E muitas vezes os que são negros não se veem como tal, o que é um grande problema”, pontuou.