Escrito por: Juliano Cavalcante

7ª Caravana Nacional da Mulher chega em Goiás.

O evento buscou discutir políticas públicas de assistência e proteção às mulheres.

Foto: Corado Whidiney

 

Foi realizada na última terça-feira, 30 de setembro, a 7ª edição da Caravana Nacional da Mulher na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO).

Organizado em parceria com a Rede Nacional de Consórcios Públicos (RNCP), a caravana percorre o país no intuito de combater a violência contra as mulheres através da capacitação de gestores públicos, cooperação da sociedade civil, servidores do legislativo, executivo e consórcios municipais para a aplicabilidade de políticas públicas eficazes.

Bia de Lima, deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT-GO), apoiou o evento e compôs a mesa diretiva na abertura do encontro. Em seus momentos de fala, ela afirmou que o espaço é uma oportunidade de discutir meios e métodos de enfrentamento à violência, que no estado somam números que elevam o percentual desse crime.

Para a parlamentar, é necessário que haja ações concretas com efeitos imediatos para garantir maior segurança para o público feminino em Goiás.

“Não podemos ficar no silêncio diante da morte de uma mulher para não normalizar essas circunstâncias. O papel do Parlamento é envolvê-la nos espaços de poder com disposição para disputar as próximas eleições, ampliando o quanto antes a participação feminina”.

A Procuradoria Especial da Mulher, criada no primeiro mandato de Bia, se espalhou pelo interior, com a criação de Procuradorias da Mulher nas câmaras municipais de todo o estado, alcançando 57 municípios até o momento, com expectativa de chegar a 91 cidades contempladas.

A CUT Goiás acompanha e fornece total apoio aos eventos que assistem à construção coletiva em prol de melhorias para a comunidade. Defender as mulheres contra quaisquer tipos de agressões e fazer com que elas estejam ocupando espaços de influência é um passo fundamental para a igualdade social que a nossa classe almeja.

Permanecemos juntos em defesa do povo brasileiro! 

*texto em colaboração com Laura Braga*