Escrito por: Redação CUT-GO

39 anos de CUT: Viva a classe trabalhadora

CUT-GO

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) completa 39 anos de sua fundação neste 28 de agosto. Fundada em plena ditadura militar, no ano de 1983, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), a central seguiu firme na luta durante quatro décadas e conseguiu alcançar inúmeras conquistas pelos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras deste país.

As lutas por melhores salários e condições de trabalho, em defesa da democracia e na construção de uma sociedade mais justa, contra o regime autoritário e as desigualdades e injustiças sociais, são a base da história da CUT.

Foi dessa forma que se consagrou como a maior central sindical da América Latina e a quinta maior do mundo. Presente em todos os ramos de atividade econômica no país, a CUT estando organizada em todos os 26 estados e no Distrito Federal, através das CUTs estaduais.

Atualmente, a Central possui quase 4 mil entidades filiadas, entre sindicatos, federações e confederações, e cerca de 8 milhões de trabalhadoras e trabalhadores associados e 24 milhões trabalhadoras e trabalhadores na base.

Em momentos de constantes ataques aos direitos já conquistados pela classe trabalhadora, de milhões de brasileiros e brasileiras desempregados/as e em insegurança alimentar, de ataques à democracia e à soberania nacional, precisamos reforçar, ainda mais, a importância da luta da CUT e de todo o movimento sindical.